• Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Minas Gerais
Blog
Cachoeira do Campo recebe curso gratuito de mudas de Jabuticaba

Cachoeira do Campo recebe curso gratuito de mudas de Jabuticaba

No próximo sábado, 12 de julho, a comunidade de Cachoeira do Campo e arredores terá a oportunidade de participar do curso “Alporquia na Prática”. A capacitação é gratuita, voltada à técnica de reprodução vegetal que será aplicada diretamente na cultura da jabuticaba – fruto símbolo da região.

O objetivo é oferecer uma oportunidade única para moradores da região aprenderem e colocarem em prática essa técnica de propagação de plantas, visando o fortalecimento da cultura da jabuticaba, tão representativa na área. Além de aprender uma técnica agrícola valiosa, os participantes contribuirão para o fortalecimento da agricultura familiar, da biodiversidade e da geração de renda local.

A alporquia é uma técnica que permite a formação de novas plantas a partir de ramos ainda conectados à planta-mãe, resultando em mudas que mantêm as características genéticas da planta original e que podem frutificar mais rapidamente. Para os interessados em cultivar jabuticabas ou otimizar seus pomares, o curso se apresenta como uma valiosa ferramenta.

A saída para o curso será às 9h da Casa de Cultura de Cachoeira do Campo, Praça Felipe dos Santos, número 39, e o trajeto inclui paradas nas comunidades de Cachoeira do Campo, Glaura e Acuruí, locais reconhecidos por sua forte ligação com a cultura da jabuticaba.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo WhatsApp, através do número (31) 9 8698-2387.

Promovido pelas organizações Sumo da Terra e Lions Club Internacional, o curso integra as ações do projeto Jabuticaba Ouro Preto – A Pérola Negra para o Desenvolvimento Produtivo e Econômico Local. O projeto é financiado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (FUNDES) e integra o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE). A ação conta ainda com a participação das instituições Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto (ADOP), Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Ouro Preto (CONDES) e Prefeitura de Ouro Preto por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *