• Cachoeira do Campo, Ouro Preto, Minas Gerais
Blog
Pérola Negra: Projeto da Jabuticaba é aprovado pelo CONDES

Pérola Negra: Projeto da Jabuticaba é aprovado pelo CONDES

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto (CONDES) apresentou nesta segunda-feira (29), durante uma cerimônia realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), os projetos aprovados no edital de 2023.

Um dos projetos em destaque é o “Pérola Negra”, que visa fortalecer a jabuticaba como um produto internacional, transformando-a em um símbolo econômico para a região de Ouro Preto. Este projeto tem como objetivo principal qualificar os produtos locais, atrair turistas e estimular o crescimento econômico da região dos Inconfidentes.

Saulo Filardi afirmou que o projeto Pérola Negra quer tornar a jabuticaba de Ouro Preto em um produto com Identificação Geográfica, passando a ter reconhecimento global e, para tanto, estruturar o setor em um Arranjo Produtivo Local (APL), expandindo o impacto do produto para muito além da Festa da Jabuticaba e do distrito de Cachoeira do Campo.

“Em Minas Gerais existem 68 arranjos produtivos locais (APL), não apenas de jabuticaba, mas também de outros produtos agropecuários, como queijo, bovinocultura do leite, avicultura e suinocultura, mel, cachaça e café.

No caso da jabuticaba, este será o primeiro arranjo produtivo local que pleiteia o reconhecimento do Estado de Minas podendo, assim, participar de inúmeras políticas públicas de incentivo e fomento.

Apesar de Cachoeira do Campo já ter essa tradição, a formalização desse processo será importante para que a festa da jabuticaba aconteça não apenas lá, mas em toda a região dos Inconfidentes.

Essa região possui uma grande quantidade de pés de jabuticaba em quintais e fazendas, que são produtivos, mas as pessoas não utilizam para gerar economia local. A ideia é transformar realmente a jabuticaba em uma Pérola Negra, que trará fortalecimento econômico para a região“, disse Saulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *