A Festa da Jabuticaba de Cachoeira do Campo é um evento que resgata a história e consolida o momento da economia criativa capaz de contribuir para a transformação do segmento cultural, turístico e culinário da região. Serão três dias de evento, de sexta a domingo. Toda programação é gratuita.
Promovido pelo Lions Club de Cachoeira do Campo, o tradicional evento nasceu em 1992 e busca fomentar o desenvolvimento e formação de novos produtores; desenvolver e promover a gastronomia local, estimular o turismo e principalmente empodeirar a população para que a Cultura da Jabuticaba seja resgatada como Patrimônio Imaterial. Voltada totalmente para as famílias dos moradores e dos turistas, num ambiente leve, seguro e intimista que contempla, cultura, culinária típica local, entretenimento de qualidade, segurança, conforto, estacionamento e boa circulação.
A produção de derivados de Jabuticaba está presente em vários distritos de Ouro Preto como São Bartolomeu, Santo Antônio do Leite e Glaura e se estende na região de Acuruí e do Córrego do Bação, distritos de Itabirito. Agregando este contexto, estão as receitas de família herança de mães e avós que mexiam seu doce caprichosas em seu tacho impecavelmente brilhante. Doces, compotas e geleias eram guardadas cuidadosas as garrafas de licores em bancos centenários de madeira pesada, onde assentavam para tecer a vida e uma proza, trazendo para a produção o caráter afetivo da cozinha de Minas.
O evento compreende todos os fatores de uma grande experiência sensorial e afetiva:
• Palcos com bandas locais e regionais com estilos adequados à proposta de público;
• Bandas de músicas que centenárias executando dobrados em cortejos em volta da Matriz;
• Comida de afeto nas barracas da culinária local;
• Cozinha show com chefes importantes do cenário da cozinha de Minas;
• Chopp artesanal de Jabuticaba, produzidos pelas cervejarias da região;
• Jabuticaba in natura;
• Espaço com oficinas de arte educação e entretenimento da família.
O evento acontece na Praça Filipe dos Santos. Quem passa pela praça pode não imaginar o valor histórico ali presente com a simplicidade do local; porém, possui uma das mais antigas Igrejas Barrocas do Brasil, um casarão do século XVIII, a sede da 2ª banda civil mais antiga do Estado de Minas Gerais em trabalhos ininterruptos, um armazém com cerca de 200 anos de história. Tudo isso reunido em uma praça que foi palco de uma guerra e da condenação do líder do movimento que é considerado o embrião da Inconfidência Mineira.